Automação cabeada ou Automação sem fio: Qual é melhor para sua casa?

Ao decidir automatizar a obra dos seus sonhos, dúvidas surgem. A primeira é sobre a escolha entre automação cabeada ou automação sem fio. Qual dessas tecnologias é a melhor?

Clique aqui e acesse agora as melhores recomendações de produtos na Amazon pela Akilli Casa Inteligente!

Para responder essa questão, temos que levar em conta as suas necessidades e as características do imóvel que receberá o sistema.

Acreditamos que a automação é um investimento que deve garantir benefícios por um longo período. Então se você está pensando em transformar sua casa em inteligente, não faça a escolha sem antes ler esse post. Além disso entender como funcionam os sistemas de automação e qual é a melhor escolha para você.

Automação cabeada ou Automação sem fio

Primeiramente precisamos conhecer como é composto um sistema de automação:

Consiste em sensores, atuadores e uma central de automação. Todos distribuidos pela casa. Assim como pode ser visto na figura:

Automação cabeada ou sem fio

De forma simples, os sensores são os dispositivos que geram os sinais de comando para que uma ação aconteça. Algo como um sensor de presença, temperatura ou interruptor de parede. Já a central de automação é quem recebe o sinal do sensor e encaminha para o atuador de destino. Além disso processar os camandos que partem dos celulares e assistentes de voz. Por fim, o atuador é o elemento final que executa a ação ao receber o comando. Podendo ser um módulo que controla a iluminação, cortinas, além de tvs, ar-condicionado ou sistema de som.

Por exemplo, um sensor posicionado na sala detecta a luz solar e envia o sinal para central. Que por sua vez, processa e encaminha o sinal para os atuadores correspondentes. Onde um fecha a cortina. E outro atuador liga o ar-condicionado.

Após entender isso, conheça as principais diferenças entre os sistemas. E descubra qual é melhor entre automação cabeada ou automação sem fio:

Sistema de automação cabeada:

Chama-se automação cabeada pois a troca de dados entre os sensores e atuadores com a central de automação é feita por meio de fios. Todos os atuadores ficam centralizados em um quadro de automação. Dessa forma, ela é indicada quando a obra ou reforma está no início. Pois é necessário fazer alterações estruturais na residência para receber o cabeamento. Além disso o quadro de automação que pode ser visto na figura. Esse formato requer um projeto elétrico específico. Isso tornando o sistema inflexível sem obras após a conclusão.

Quadro de Automação cabeada

Vantagens

Manutenção centralizada;

Menos interferência;

Custo acessível do sistema.

 

Desvantagens

Só é possível implantar em obras novas;

Necessita grandes reformas;

Exige cabos blindados;

Alterações elétricas significativas;

Prazo de conclusão elevado, refletindo na mão de obra;

Expansão limitada, requer reformas;

Requer projeto elétrico;

Sistema com menor frequência de atualização;

Mudança complexa e inviável;

Demanda quadro de automação;

Sensores fixos.

 

Sistema de automação sem fios:

Portanto como o nome sugere, na automação sem fios a troca de dados entre os sensores e atuadores com a central de automação é feita sem a ligação de cabos. Então os módulos atuadores ficam distribuídos junto da instalação elétrica da residência. Como pode ser visto na próxima figura. Dessa forma, esse conceito pode ser aplicado na moradia a qualquer momento. Ou seja, não necessitando de obras que alteram as estruturas. Ou quebras de paredes.

Automação sem fio

Esse formato não necessita um projeto elétrico específico. Então a intervenção no projeto original da obra, quando necessário, é mínima. Dessa maneira o sistema é flexível e de fácil ampliação ou alteração após o fim da obra.

Vantagens

Pode ser implantada a qualquer momento;

Comandos de voz/gestos;

Acionadores de cenas móveis;

Micro-módulos de fácil alocação na residência;

Sistema redundante. Em caso de falha o acionamento manual irá funcionar;

Atualização constante;

Fácil mudança de imóvel;

Expansão ilimitada sem reformas;

Livre de obras;

Rápida instalação;

Sem grandes alterações no projeto elétrico;

Então custo final mais baixo.

 

Desvantagens

Suscetível a interferência quando mal dimensionado;

Protocolos de comunicação incompatíveis entre marcas;

Requer rede de comunicação robusta;

Qual é melhor Automação cabeada ou Automação sem fio?

Contudo já existem no mercado marcas que agregam as duas soluções: automação cabeada e sem fio. Além disso o fato das duas se complementarem.

Portanto, a melhor opção é aquela que se adequa de forma assertiva às suas necessidades. Acima de tudo, prestar atenção em que fase está sua obra. Assim aliando as necessidades únicas do projeto com as características de cada solução.

Além disso, independente do sistema definido. O que importa é adquirir módulos de marcas confiáveis, com suporte e assistência local. Além disso, garantia e pós-venda de qualidade.

Contudo, conte conosco para ajudar a definir o melhor sistema para o seu lar.

Então entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima